sábado, 30 de outubro de 2010

Relógio de Sol


Debora FeddersenMaterial necessário
- 1 garrafa de plástico transparente
de 600 ml
- 1 parafuso
- 1 folha de papel
- Régua
- Barbante
- Fita adesiva
- Canetinha
- Tesoura 
Debora Feddersen
 1. O primeiro passo precisa ser feito por um adulto. Faça um furo no meio da tampinha e outro na base da garrafa, com a ponta de uma faca ou, com a ajuda de um alicate, segure um prego e aqueça a ponta dele no fogo, furando o plástico.
Debora Feddersen
2. Passe o barbante pelo furo da base. Se a ponta não passar, enrole-a com a fita adesiva, pois isso facilita. Deixe 10 cm de barbante extra na base da garrafa.
Debora Feddersen
 3. Dê um nó no barbante extra e prenda bem. Se você puxar e o nó passar para dentro da garrafa, puxe-o de volta e dê outro nó, pois o barbante tem de ficar preso na base.
Debora Feddersen
4. Passe a corda pela tampa da garrafa e tampe.
Debora Feddersen
5. Estique bem o barbante e faça outro nó. O barbante de dentro da garrafa precisa estar bem esticado, senão o relógio não vai funcionar.
Debora Feddersen
 6. Corte a tira de papel. Ela deve medir a metade da volta da garrafa. Essa aqui tem 22 cm. A metade são 11 cm. Aí entra a regra de três, para saber a distância entre os pontos da faixa.
Debora Feddersen
7. Marque na tira espaços de 0,9 cm. Ao todo, são 12 espaços. Faça as linhas com canetinha e coloque os números, do 6 ao 17 (que correspondem a das 6h às 18h), da direita para a esquerda - é assim que o sol incide.
Debora Feddersen
8. Coloque a tira com os números voltados para dentro e prenda com a fita adesiva.
Debora Feddersen
9. O relógio está pronto. Para saber o horário, coloque a garrafa na direção norte/sul e a sombra vai mostrar bem a hora certa! Olha só: são 11h45!


Regra de três
24h - 22 cm
1h - x cm
x = 0,9 cm

Nenhum comentário:

Postar um comentário